Vol. 4 No. 2 (2015): A Journal of Anglo-American Studies
Articles

Hegemonia e consumismo na cobertura mediática do casamento do Príncipe William com Kate Middleton

Isabel Simões-Ferreira
Bio
Maria Rafael Lima dos Santos
Bio

Published 27.12.2024

Keywords

  • acontecimento mediático,
  • casamento real,
  • celebridade,
  • consumismo,
  • transterritorialidade

How to Cite

Hegemonia e consumismo na cobertura mediática do casamento do Príncipe William com Kate Middleton. (2024). Op. Cit. Journal, 4(2). https://opcit.apeaa.pt/index.php/journal/article/view/16

Abstract

O presente estudo de caso visa analisar a cobertura noticiosa do casamento do Príncipe William com Kate Middleton (29 Abril de 2011) feita pelos jornais The Sun, The Daily Mail e The Guardian, tendo em conta o poder dos média nas sociedades contemporâneas e a relação que estes estabelecem com outros poderes instituídos. Partindo da perspetiva neo-durkheimiana perfilhada por Daniel Dayan e Elihu Katz (1994) sobre a lógica dos acontecimentos mediáticos e a função integradora deste tipo de rituais cívicos, assim como da recontextualização teórica do tema apresentada por Andreas Hepp e Nick Couldry (2010), procurámos atender à sintaxe discursiva deste casamento real como ato performativo, considerando o diálogo entre a imprensa popular e a imprensa de qualidade, a nação e a sociedade de consumo, as culturas locais e translocais, numa época em que a mediatização deste tipo de acontecimentos transcende a antropologia integradora dos grandes rituais cívicos do século XX para promover o consumo de imagens e uma conetividade comunicativa cada vez mais desterritorializada.